Louis Nicolas d'AVOUT e Davout , Duque d ' Auerstaedt , príncipe de Eckmühl, nascido 10 de Maio de 1770 em Annoux ( Yonne ) e morreu no dia 1 ª junho 1823 é um marechal do Império . É um dos maiores líderes militares da história da França 1 .
Resumo[ esconder ] |
Biografia [ editar ]
Família [ edição ]
Seu pai era um cavalheiro da Borgonha senhor Annoux e hora do nascimento de Louis, escudeiro tenente no regimento de cavalaria Royal Champagne Nota 2 . O irmão de Louis Davout Alexandre Louis Davout .
Louis Nicolas Davout esposa 12 novembro 1801 Louise-Julie-Aimée Leclerc (1772-1868), irmã do primeiro marido de Pauline Bonaparte , que o deu à luz dez filhos, apenas quatro atingiram a idade adulta.
Carreira militar [ edição ]
Training [ edição ]
Depois de estudar na Academia Real Militar 's Auxerre e depois na Escola Militar Real de Paris, onde Napoleão Bonaparte foi precedida por um ano entre Davout como segundo-tenente do regimento de cavalaria Royal Champagne em fevereiro 1788 .
Revolução Francesa [ edição ]
Alguns anos depois, vemos o comandante do batalhão de 3 e regimento voluntário do Yonne , no exército do norte de Dumouriez , e nos anos 1793 ,1794 e 1795 , como um general de brigada no os exércitos do Mosela e do Reno, onde se distinguiu pela sua bravura e coragem.
Distinguiu-se na batalha de Neerwinden onde tentou prender Dumouriez passando o inimigo. Ele atuou nas campanhas de 1 794 - 1797 no Reno . Seus talentos e destemor fez distinguido por Moreau , que confiou-lhe comandos importantes, e para quem ele pagou serviços relatados, particularmente a passagem do rio Reno , em 20 de abril 1797 .
Campanha egípcia [ edição ]
Ele, então, passou a fazer parte da campanha egípcia , acompanhando Desaix - um de seus poucos amigos no serviço militar - no transporte de Napoleão Bonaparte no Egito e contribuiu ansiosamente a vitória "deAboukir .
Depois desta batalha, o comandante-em-chefe tinha deixado Lannes cuidado para reduzir o forte de Aboukir. Lannes feridos deu o comando para Menou Nota 3 . Em 30 de julho , Davoust, sendo cortado, e fez um ataque geral em 02 de agosto , a guarnição rendeu-se à discrição.
De volta à França com Desaix, Davout foi nomeado major-general em 3 de Julho de 1800. Ele se juntou ao círculo familiar do primeiro Cônsul após se casar com Aimee Leclerc, irmã de Pauline Bonaparte . Napoleão deu-lhe o comando dos granadeiros da guarda consular em 1802 , e depois foi um dos marechais do Império na primeira turma de 1804 .
3 e corpo [ edição ]
Em 1805 , foi dado o comando de três e corpo do Grande Exército , com o qual ele tomou parte nas vitórias de Ulm e Austerlitz ( 1805) Nota 4 .
Ele ganhou uma brilhante vitória na Batalha de Auerstaedt (o mesmo dia em que a Batalha de Jena , 14 de outubro 1806 ), contra a metade do exército prussiano, mais que o dobro em número e levado pelos dois principais comandantes do exército inimigo, o DuqueCharles William Ferdinand de Brunswick-Wolfenbüttel - que morreu durante a batalha - eo rei Frederico Guilherme III da Prússia em pessoa. A vitória foi ainda mais brilhante do que Bernadotte recusou-lhe o apoio de seu próprio corpo de exército. Esta vitória valeu-lhe a honra de o primeiro a entrar Berlin nota 5 , apesar de ter sido ofuscado pelo imperador venceu pelo mesmo dia em Jena.
Ele participou da batalha "de Eylau (1807). Após a campanha, Napoleão designado destinatário da área polonesa Lowiez: Davoust e recebe cerca de mais de 4,8 milhões de francos de capital 2 .
Na guerra de 1809 , ele esteve presente na batalha Eckmühl e Wagram , onde comandou a ala direita. Foi então que o príncipe Eckmühl 15 de agosto de 1809.
Ele foi logo depois nomeado governador-geral do Grão-Ducado de Varsóvia 3 que incluiu a vigilância da cidade hanseática após oTratado de Tilsit em 1807 e Duque de Auerstädt. Neste papel, ele reorganizou o exército polonês e denunciou as atividades fraudulentas de Louis Antoine de Bourrienne Fauvelet estacionadas em Hamburgo .
1 ª corpo - Campanha da Rússia [ edição ]
Em 1812 , Napoleão lhe confiou a tarefa de organizar o "corpo de observação do Elba", composta de 70.000 homens , que se tornou a1 ª Corpo de Grand Army invadiu a Rússia . Ele obteve uma vitória sobre os russos em Minsk , mas não conseguiu cercar o exército russo de Bagration por causa da lentidão de Jerônimo Bonaparte , responsável pela ala direita do Grand Army. Davout lamentou a morte dos seus fiéis geral da divisão , Gudin , morto na Batalha de Valutino .
Seu cavalo foi morto debaixo dele na batalha de Borodino . Geral Sorbier vi colapso, ele foi para anunciar a sua morte Napoleão enviou o seu cirurgião Larrey . Seu plano era para ignorar o lado esquerdo do inimigo com a 1 ª do corpo e os poloneses não foi mantido por Napoleão durante a batalha que era um açougueiro real para abrir o caminho para Moscou.
Ele assegurou, alternando com Ney, o comando da retaguarda do exército durante a terrível retirada da Rússia.
Davout perdido batuta de seu marechal em batalha Krasnoi , é agora em exposição no Museu Hermitage em São Petersburgo.
Hamburg [ edição ]
Em 1813 , ele comandou a ala esquerda do exército francês na Alemanha. Victorious só campanha invicta francês, que tinha, como resultado de falhas de seus colegas eo próprio Napoleão, retirar os militares de Hamburgo , ele foi fortalecer e Abastecimento.
Ele estabeleceu sua sede em Hamburgo ( 30 de Maio de 1813 ), onde ele foi logo cercado pelo inimigo vitorioso. Em vão, as forças armadas russas, prussianas e sueca, fazendo um total de 80.000 homens , eles procuraram aproveitar o up e agitar o forte príncipe Eckmühl, suas ameaças e também os esforços eram inúteis.
Não foi até abril de 1814 , que ele consentiu em colocar o lugar não é o general inimigo, mas o general Gerard , levando ordens deLouis XVIII . Ele rendeu-se sob as ordens de Louis XVIII , após uma primeira recusa, quando ele disparou a arma sobre a flor de lis da bandeira do rei da França.
Durante a primeira restauração , ele retirou-se para sua propriedade em Savigny-sur-Orge .
Os Cem Dias [ editar ]
Depois de voltar da ilha de Elba , chamado por Napoleão I er para o Departamento de Guerra , Davoust, juntamente com o Imperador, organizado em três meses, o exército francês na base onde estava antes dos acontecimentos de 1814 e criou enormes recursos militares para a defesa do país.
Foram tomadas todas as medidas para assegurar que, no mês de agosto, 800.000 homens estavam a pé, armados e equipados 4 .
Depois de Waterloo [ edição ]
Ele era o general comandante do exército sob as paredes de Paris, após a batalha de Waterloo , que ele não participou.
Em 3 julho 1815 , ele estava se preparando para fazer a batalha com Wellington e Blücher , quando recebeu a ordem do governo provisório de lidar com o inimigo. Nesse mesmo dia, ele assinou contrato com a Saint-Cloud Convenção de Paris, segundo a qual o exército francês era retirar por trás do Loire .
Em 06 de julho , o príncipe Eckmühl começou a liderar as tropas que abandonaram a capital, antes de sair, ele tinha que ter no Fort Vincennes cerca de cinqüenta mil rifles, dando ordens que não era forte, em qualquer caso, entregues no exterior.
Ele organiza o exército francês abaixo do Loire, removendo todos os objetos do Museu de Artilharia Nota 6 . Quando os austríacos atravessaram o rio, é suficiente para ameaçar uma batalha que eles fazem caminho inverso, só o seu nome, o marechal invicto suficiente para abalar seus adversários, mesmo após a abdicação de Napoleão.
Marshall fez sua apresentação ao Governo Real em 14 de julho . Ele deu o comando do exército para marechal Macdonald , responsável pelo fogo.
Quando teve conhecimento da ordem de 24 de julho , que proscreveu generalGilly , Grouchy , Exelmans , Clauzel , etc., ele escreveu ao Marechal Gouvion Saint-Cyr , o ministro da Guerra, pedindo que seu nome substituate do que o geral, espera-se que eles tinham obedecido suas ordens.
Privados de seu tratamento, ele experimentou um momento difícil antes de finalmente recuperar seus títulos em 1817 Nota 8 .
Ele apareceu na corte de Luís XVIII em 1818 . Ele voltou para a Câmara dos Lordes, em 5 de Maio de 1819 e completamente reuniram-se para a causa da Restauração . Ele foi eleito prefeito de Savigny-sur-Orge de 1822 a 1823 , e seu filho , em 1843 a 1846 e mais tarde seu filho Vigier-Count. Uma das principais praças da cidade em homenagem a eles.
Davout morreu em 1 ª junho 1823, da tísica pulmonar. Ele foi enterrado em Paris , no cemitério de Pere Lachaise (28 ª Divisão) em uma tumba que ele havia preparado para sua família.
Actividade Municipal [ edição ]
Ele foi prefeito da cidade de Savigny-sur-Orge , que tem um museu dedicado a ele em sua honra.
Decorações [ edição ]
- Legião de Honra ( Império Francês )
- Cavaleiro de Saint-Louis ( 10 fevereiro 1819 ( Reino de França );
- Cavaleiro da Ordem da Coroa de Ferro ( Reino de Itália );
- Ordem Militar de Virtuti Militari ( 17 de abril 1809 , o Ducado de Varsóvia );
- Grã-Cruz da Ordem da Águia Branca (Polónia) ( Ducado de Varsóvia );
- Grã-Cruz da Ordem de Cristo ( 28 de fevereiro 1806 , o Reino de Portugal );
- Grã-Cruz da Ordem Militar de St. Henry ( 16 de abril 1808 , Kingdom of Saxony );
- Grã-Cruz da Ordem Militar de Maximiliano José da Baviera ( Reino da Baviera );
- Grã-Cruz da Ordem de Santo Estêvão da Hungria ( 4 abril 1810 , o Império Austríaco );
- Grã-Cruz da Ordem Militar de Maria Theresa ( Império Austríaco );
- Grã-Cruz da Ordem do Elefante ( Dinamarca-Noruega );
- Fontes
- Aviso n o LH/675/37 , Leonora base , Ministério da Cultura ;
- André F. Borel Hauterive , Anuário da nobreza e da nobreza da França e as casas reais da Europa e da diplomacia , vol. 3, Gabinete de Publ de 1845. [ Ler online ] ;
- Imperial Almanaque para o ano de 1810 , Testu [ Ler online ] ;
Armas [ edição ]
Forma | Brasão | |
Armas de AVOUT
Gules, uma cruz de ouro com cinco rodas de areia. 5
| ||
Marechal do Império ( 29 de Floreal , ano XII : 19 de Maio de 1804 ), 1 ª Duque de Auerstaedt e Empire ( 2 julho 1808 , cartas de patente de 8 de julho 1808 ), 1 ª Príncipe Eckmühl ea Império ( 15 de agosto 1809 , cartas patentes assinado em Schonbrunn Palace ),um par de France ( 2 junho 1815 ( cem dias ), duque e par em 5 de Março de 1819 , cartas patentes de 15 de fevereiro 1823 ) |
Obras [ editar ]
- Memória do Sr. Marechal Davout, Prince Eckmühl o Rei , Paris, Editions Gabriel Waree, Reproduzido por Edições Berger-Levrault , 1814 (Réimp. 1890), 172 p. [ ler on-line ]
- Marechal Davout, Prince Eckmühl. Correspondência inédita (1790-1815). Polônia, Rússia, Hamburgo. , Paris, Editions Perrin , 1887 [ Ler online ]
- Operações do terceiro corpo (1806-1807): Relatório do marechal Davout, Duque de Auerstaedt , Paris, Editions Calmann-Lévy , 1896, 385 . p [ ler on-line ]
Para aprofundar [ edição ]
Homenagens [ edição ]
Marechal Davout deu seu nome:
- o boulevard Davout (no 20 º arrondissement de Paris ), uma das " Boulevards dos Marechais ";
- em estúdio Davout , estúdio de gravação de música localizado em Paris Porte de Montreuil , que é servido pelo Davout avenida.
Além disso, o carro-chefe da ponta do St. Peter Penmarc'h ( Finisterra ), em homenagem a Eckmühl farol em homenagem ao Marechal Príncipe intitulado Eckmühl. Este nome foi ligado ao legado do testamento financeira de Adelaide Louise , filha do Marechal para a construção de um farol.
Fontes e referências [ editar ]
: Livro ou artigo utilizado como fonte para escrever este artigo
- Pierre Charrier, Marechal Davout , Paris, Ed Novo Mundo - Fondation Napoléon , 2005, 806 p. ( ISBN 2-84736-111-1 )
- Adelaide Louise Eckmühl de Blocqueville , Marshal Davoust disse por sua família e ele próprio , vol. 4, Paris, Editions Didier, 1879-1880 ( ISBN 2-84736-111-1 )
- Louis Gabriel Joseph Chenier, História da vida militar, político e administrativo do marechal Davout , Paris, Editions Lug-Marchal, 1866 [ Ler online ]
- Qtde. Jean-Baptiste Henri Vachée e Bonnal Estudo militar Marechal Davout , Paris, Editions Berger-Levrault de 1907
- Coronel Daniel Reichel, Davout e da arte da guerra: formação em investigação, a ação durante a Revolução e os mandamentos do marechal Davout, Duque de Auerstaedt príncipe Eckmühl, 1770-1823 , Neuchâtel, Delachaux e Niestlé , 1975, 438 p. ( ISBN 2603000373 )
- Marie-Nicolas Bouillet e Alexis Chassang (ed.), "Louis-Nicolas Davout" no Dicionário Universal de História e Geografia , 1878 (Wikisource )
- "Louis-Nicolas Davout", em Charles Mullie , biografia militar celebridades Exército e do Mar 1789-1850 , 1852 [ Edição detalhes ]
- "Louis-Nicolas Davout", em Robert e Cougny , Dicionário de parlamentares franceses de 1889 [ Edição detalhes ]
Artigos Relacionados [ edição ]
- AVOUT Família
- Marechal do Império
- Guerras NapoleônicasLouis Nicolas d'AVOUT e Davout , Duque d ' Auerstaedt , príncipe de Eckmühl
Nenhum comentário:
Postar um comentário