Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Batalha das Pirâmides


Batalha das Pirâmides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Batalha das Pirâmides
Guerras Revolucionárias Francesas
Francois-Louis-Joseph Watteau 001.jpg
Batalha das Pirâmides, óleo sobre tela de François-Louis-Joseph Watteau, 1798-1799.
Data 21 de Julho 1798
Local Proximidades de Cairo, Egipto
Resultado Vitória das tropas francesas
Combatentes
 França Ottoman flag.svg Império Otomano
Mameluke Flag.svg Mamelucos
Comandantes
Napoleão Bonaparte Murad Bey
Forças
20.000 homens 21.000 homens
Baixas
29 mortos, 260 feridos 3.000 mortos/feridos
Predefinição:Campanhainfo Egipto-Síria
A Batalha das Pirâmides teve lugar a 21 de Julho de 1798 entre o exército francês no Egipto comandado por Napoleão Bonaparte e as forças locais mamelucas1 e foi a batalha onde Napoleão usou a formação em quadrados.
Em Julho de 1798, Napoleão ia na direcção do Cairo, depois de invadir e capturar Alexandria. Pelo caminho encontrou as forças dos mamelucos a 15 km das pirâmides, e a apenas 6 do Cairo. Os mamelucos eram comandados por Murad Bey e Ibrahim Bey e tinham uma poderosa cavalaria. Os mamelucos, apesar de serem superiores em número, estavam equipados com uma tecnologia antiga, possuíam espadas, arcos e flechas; ainda por cima, as suas forças ficaram divididas pelo Nilo, com Murad entrincheirado em Embabeh e Ibrahim em campo aberto.
Napoleão deu conta de que a única tropa egípcia de grande valor era a cavalaria. Ele possuía pouca cavalaria a seu mando e era superado em número pelos mamelucos. Viu-se pois forçado a ir na defensiva, e formou o seu exército em quadrados com artilharia, cavalaria e equipas no centro de cada uma, dispersando assim o ataque da cavalaria mameluca com fogo de artilharia de apoio. Então atacou o acampamento egípcio de Embebeh, provocando a fuga do exército egípcio.
Depois da batalha, a França obteve o Cairo e o Egipto. Depois de ouvir as noticias da derrota da sua lendária cavalaria, o exército mameluco do Cairo dispersa-se pela Síria para reorganizar-se. A batalha também provocou o fim de 700 anos do poder mameluco no Egipto. Apesar de este grande começo, a vitoria do almirante Horatio Nelson 10 dias depois da Batalha do Nilo acabou com as esperanças de Bonaparte de conquistar o Médio Oriente.
Antes da batalha, Napoleão exortou seus soldados com a célebre frase: "Soldados! Do alto destes monumentos, quarenta séculos de história nos contemplam!".

Referências

  1. [Itau Cultural — "O Egito sob o Olhar de Napoleão", por Antonio Brancaglion Junior (Acesso em 07 de abril de 2013]

Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário