Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

coroação de Napoleão Bonaparte


02/12/1804: a coroação de Napoleão Bonaparte

A obra de Jacques-Louis David, exposta no Louvre, retrata a coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador dos Franceses. Sim, dos franceses, pois o projeto de poder do “petit caporal” não se limitava às fronteiras herdadas pela França no tortuoso processo revolucionário entre 1789 e 1799. A grandiosidade da obra (6,21 metros por 9,79 metros) retrata o ambiente e a preocupação de Bonaparte com sua imagem.
Sacre de l'empereur Napoléon Ier et couronnement de l'impératrice Joséphine dans la cathédrale Notre-Dame de Paris, le 2 décembre 1804
Sacre de l’empereur Napoléon Ier et couronnement de l’impératrice Joséphine dans la cathédrale Notre-Dame de Paris, le 2 décembre 1804
O quadro é repleto de histórias e lendas. Duas delas são particularmente saborosas do ponto de vista da personalidade de Napoleão.
A primeira relata a questão da participação do papa Pio VII na coroação. Contrariando a tradição, Napoleão não permitiu que o papa o coroasse. Pretendendo deixar claro quem era o poder na França, Napoleão se coroou e, após isso, coroou a imperatriz Joséphine. No quadro, o pintor Jaques-Louis David deixa evidente a insatisfação do papa, nítida em sua expressão facial. Contudo, por ordem do próprio Napoleão, Jacques-Louis alterou um detalhe. Ao longo da cerimônia, muitos que estiveram presentes relataram que o papa sequer abençoou a coroação. Ele teria ficado imóvel, como uma estátua a presenciar algo que sua imobilidade reprovava de forma explícita. Ao ver o primeiro esboço do quadro, Napoleão notou que o papa tinha suas duas mãos depositadas sobre suas pernas. Napoleão então teria pedido ao pintor que colocasse o papa fazendo algo para que sua imagem não ficasse totalmente inútil para a história. Abaixo, o esboço original de Jacque-Louis David para o papa.
Esboço para o papa - Coroação de Napoleão
Esboço para o papa – Coroação de Napoleão
A segunda história se refere à mãe de Napoleoão, Letícia Bonaparte. Em nítido desacordo com o casamento de seu filho com Joséphine por motivos que iam dos boatos sobre as constantes traições dela, até sua idade avançada, levantando questionamentos sobre a sua fertilidade, Letícia não compareceu à cerimônia de coroação. Napoleão obrigou o pintor a colocar Letícia em um lugar de destaque na pintura, no centro do quadro, com um foco de luz que torna impossível não notar sua presença. O próprio pintor relatou em cartas que Napoleão teria dito algo como “Como explicar para a história que o homem que colocou a Europa de joelhos não conseguiu convencer sua mãe a estar presente em sua coroação?”. Abaixo, um esboço do quadro sem a mãe de Napoleão e uma imagem do quadro final com Letícia Bonaparte em destaque.
Coroação de Napoleão - estudo sem a presença de Letícia Boanaparte
Coroação de Napoleão – estudo sem a presença de Letícia Boanaparte
Letícia Bonaparte em destaque
Letícia Bonaparte em destaque
Por último, muito além das histórias que tornam a obra sempre maior do que o quadro em si, vale ressaltar que a pintura tem um significado político muito importante. Ele faz uma nítida referência ao famoso quadro da coroação de Carlos Magno, imperador dos Francos, no ano de 800.
Coroação de Carlos Magno
Coroação de Carlos Magno, ano de 800
No quadro, nota-se que o imperador está ajoelhado, recebendo a coroa das mãos do papa como uma investidura católica. É nítido aqui a submissão do poder secular ao poder religioso. Napoleão fez questão de deixar claro para França e para a Europa que seu governo não teria ninguém acima de sua própria vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário