Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pauline Bonaparte Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. OUTRA IRMA DE BONAPARTE


Pauline Bonaparte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pauline Bonaparte
Maria Paola Buonaparte, mais conhecida como Pauline ou Paulina Bonaparte (Ajaccio, 20 de outubro de 1780 – Roma, 9 de junho de 1825) foi a primeira princesa reinante de Guastalla, uma princesa da França, e princesa consorte de Sulmona e Rossano. Era irmã de Napoleão Bonaparte.
Pouco se sabe sobre seus primeiros anos, e depois de problemas políticos de seu irmão Lucien, a família teve de fugir para Marselha, e ali foi apresentada por seu irmão a Louis-Marie Stanislas Fréron, com quem desejou casar, mas foi forçada ao matrimônio com Charles Leclerc, general de Napoleão, e com ele teve um filho, Dermide Louis Napoleon.
Embarcou com seu marido e filho para São Domingos em 1801, onde Leclerc assumiu o governo, mas veio a falecer de febre amarela em 1 de novembro de 1802, e sua esposa e filho voltaram à França, com uma herança de 700 mil francos, chegando em 1 de janeiro de 1803, e no mês seguinte estavam em Paris. Em seguida Napoleão começou a providenciar que casasse novamente, encontrando um candidato em Camillo Borghese, 6.º Príncipe de Sulmona, o que interessava a Napoleão por estabelecer um vínculo com a nobreza romana. Casaram-se em Capara em 28 de agosto de 1803, mas a amizade inicial entre os cônjuges logo se transformou em animosidade. Em 1806 Napoleão a fez princesa e duquesa de Guastalla, mas logo ele vendou o ducado por seis milhões de francos e Pauline apenas reteve o título de princesa.
Depois da queda de Napoleão Pauline vendeu todos os seus bens e se mudou para Elba junto com o irmão, e depois de Waterloo ela foi morar em Roma, onde recebeu a proteção do papa Pio VII e passou a viver numa villa perto da Porta Pia. Três meses antes de Pauline falecer de tuberculose, se reconciliou com Camillo.

Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário